asta siempre...

Bem, de facto é uma pergunta que me vai assombrar asta siempre! Eu gosto de pensar que as pessoas são genuinamente boas! Eu não consigo sentir ódio por ninguém, e isso é para mim a definição de se ser má pessoa... a capacidade de odiar e agir em função disso...
Por outro lado reconheço que a mesquinhez, a inveja, o ciúme, a altivez, a ganância... tudo aquilo que pode revelar um mau caractér, são parte integrante de uma má personalidade. Ora se eu já me revi em alguma dessas situações, então não serei tão boa pessoa como julgaria à partida!
Bem, é um tema complexo e as vossas respostas, tal como a minha não serão nunca esclarecedoras... continuemos a pensar no assunto e talvez um dia descobriremos! Mas não posso deixar de referir que a resposta do Nuno me agradou muito! Nós, bloguistas, somos concerteza boas pessoas, quanto mais não seja porque dedicamos o nosso tempo, muito ou pouco, interessado ou não, aos outros e somos parte da vida deles... e isso é bom!
.
Tinha agora mais um ou dois episódios hilariantes para vos contar desta semana que passou mas ficam para depois porque estou com alguma pressa...

Comments

JL said…
Não é fácil adivinharmos o carácter, pureza e nobreza de sentimentos das pessoas. Se o fosse não andariamos, por vezes, anos até descobrir o lado negro que nos ocultam. De qualquer das formas tenho por princípio que todas as pessoas são boas até prova em contrário. Umas depressa o provam... outras nem por isso!
Boa semana
K. said…
A pressa era para fazer a sopa de letras? ;)

Até breve.
Luisa Seabra said…
hum...cheira-me q a pressa era antes por causa de quem é suposto adivinharmos q vai jantar ;)!
asr said…
Concordo plenamente com o ponto de vista do Nuno. Bem sacado... é excelente passarmos a fazer parte da vida das pessoas desta forma. Para mim a experiência com blogs pessoais começou há muito pouco tempo e já descobri gente fantástica. Vale a pena passar tempo a visitar os seus espaços, saber o que pensam, trocar ideias... e fazer novos amigos...

Beijos

André
Humor Negro said…
É curioso como o dia do trabalhador que nos deu um feriado hoje nasceu exactamente aí (em Chicago, há 120 anos) e no entanto bócemeses estão a bulir porque alguém mudou por aí o dia para outra data...
Anonymous said…
uma pessoa deixa de cá vir uns tempos (depois de cá vir insistentemente durante alguns dias e não ver novidades) e até se assusta com a quantidade de posts para ler! tão bom que é...!

ainda bem que a viagem a nova iorque correu bem e que a visita da manas serviu - claro! - para matar as saudades deste cantinho.

quanto à bondade ou maldade genuina das pessoas, a minha opinião é que não existe ninguém que pertença a um ou a outro. a autenticidade do comportamento humano é um espectro. as atitudes, as acções, os gestos, as palavras, essas sim, podem ser, num dado momento, genuinamente boas ou genuinamente más. mais, também não acho que se possa "medir" a bondade e a maldade de alguém pelo simples somatório de todos estes comportamentos. por trás, há sempre motivos, razões, emoções que justificam - e isto não é o mesmo que desculpabilizam - a nossa bondade ou maldade.

e pronto, isto já vai longo... :)

beijinhos!
teresa.com said…
ora, opiniões de especialistas na área nunca são longas!
Resta-nos viver, como até aqui, aprendendo e crescendo alguma coisita :)
Mónica Lice said…
Nada como partir do pressuposto de que as pessoas são, por natureza, boas...:)
depois de 11 comentarios deixo um decimo segundo, mas que dizer... eu que pela primeira vez consulto este blog e já estou bem impressionada. Nao posso deixar de concordar plenamente com o Kamikaze e ainda entender perfeitamente que nesta vida andamos todos á boleia um dos outros.
Ora deixa-me pedir boleia para uns "tiles" qua ainda nao sei usar... vao ser assim tao dificieis de conseguir? ;)
Ana P. said…
Só te posso desejar um bom jantar, e pelos vistos a companhia é óptima.

Beijinhos e boa sorte
se calhar nao é assim tao pequenino este mundo, o Vasco Moura que conheço é de Tomar, estudou em Guimareas e fez Erasmus em Roma... será o mesmo?
Ana said…
prefiro pensar nos outros como pessoas boas...infelizmente, já comprovei mais que uma vez na pele que não é assim....De qualquer forma, continuo sempre a querer ver o melhor em todos!!!
Ora ... temos sempre que dar o beneficio da dúvida... e bom jantar!!!
bjs
desculpa os problemas de comunicaçao... é Vasco Mourao (nao é Moura). desculpa a confusao. entao... é o mesmo? um rapaz de ar meigo, de olhos castanho claro e cabelo rapado?
Sara MM said…
Á partida, acredito sempre que são boas pessoas.... qd me fazem duas, não fazem terceira :o) até pus isso num post dos 5 traços de personalidade... uma corrente a que não sei se escapáste :o)

Ah! Jantar?! O maridinho que chegou ´lá donde tinha ido!?!

BJss
teresa.com said…
eheh, pois chegou!! das Cayman Islands!
Folha de Chá said…
Somos bons, todos. :) Quero uma sopa quentinha. eh eh Quem foi jantar?