inteligente vs. esperta


Eu sempre me achei uma rapariga razoavelmente esperta. Mas não inteligente pois tenho consciência de que sou demasiado preguiçosa ou distraída para o ser. E isto revela-se em coisas pequenas... Passo a explicar: adoro música clássica, mas nunca sei distinguir uma sinfonia da outra; adoro filmes mas não conheço nenhum realizador além do S.Spielberg; gosto de moda e vestidos giros mas se vir as caras dos estilistas fico na mesma, não sei quem são; adoro jazz, mas nunca sei quem canta ou muito menos quem toca; leio e devoro livros, mas frequentemente esqueço-me dos que já li ou de quem era o autor; adoro chocolate, mas tanto pode ser do Continente como da Godiva! Enfim, acho que gosto das coisas genuinamente, pelo que são no momento em que as consumo, pelo bem estar que me trazem e não pelo estatuto! Sem a preocupação de saber o que são, de onde vieram ou para que servem!
.
Há coisas das quais sei tudo o que há para saber ou faço pelo menos o esforço. Quando trabalhava numa coisa mais séria do que esta em que estou agora, sabia bem o que fazia. Quando cozinho faço-o quase sempre com a certeza de que vai sair bom! Quando tomo conta de crianças, sei que o faço bem! Quando dou miminhos àqueles de quem gosto, sei que eles gostam! Portanto, faço bem e sou boa nas coisas que me são inerentes e não naquelas que tenho que aprender do exterior... Eu não fui uma grande aluna. OK, é certo que acabei a licenciatura (Assessoria de Gestão) mas a verdade é que nunca me esforcei por grandes notas... Contentava-me com 2 dígitos...
.
E agora penso porque motivo deixei de estar interessada em saber coisas além daquelas que são inatas... E às vezes fico meia palerma! Por que no meio de uma conversa, se alguém puxa de datas, locais e personagens eu já fico meia perdida. E depois, até pode ser que perceba daquele assunto em particular, mas as discussões e dissertações fazem-se com factos, números e História. Eu esqueci-me de quase tudo o que aprendi e tenciono voltar a aprender! Afinal de contas, nao deverá ser mais difícil do que um simples exercício de memória... Quando for ao Porto em Maio [ :) ] tenciono trazer os meus preciosos apontamentos ou livros dos meus anos de aluna despreocupada... A ironia das coisas é que sempre gostei (e gosto ainda) de fazer apontamentos (imaginem que eram um sucesso lá na turma!), de usar muitas cores, de decorar tudo e tudo para depois me voltar a esquecer...

Comments

É, nós somos assim... um espanto!!!!
Mónica Lice said…
É curiosa esta discussão: será que, no fundo, inteligência e esperteza não são a mesma coisa?

Beijinhos.
Olá.

É o que é preciso, estou a terminar a licenciatura em gestão, e também não sou um aluno brilhante :)

Beijinho, João
Sara MM said…
e eu... nem esperta nem inteligente pra perceber isto tudo!
LLLLLLLOOOOLLL
125_azul said…
olá, grata pela visita, ainda bem que lá foste, porque vir aquié bem agradável. Acho que tens é muita inteligência para perceber o que vale a pena e o que interessa nada ou pouco. Datas X miminhos?, Sou mais miminhos...
Beijinhos, poucas lágrimas, lábio curado e dias felizes aí tão longe.
Pitucha said…
E eu fiquei bloqueada com aquela dos chocolates. Não é que seja apreciadora mas vivendo na Bélgica tenho que ficar chocada com a comparação dos Godiva aos do Continente!
Por favor, diz-me que foi só uma figura de estilo...
;-)
Beijos
CS said…
Olha uma amiguinha parecida comigo!!!

Eu até li o livro, mas faço sempre aquela figura de quem parece que disse que leu para impressionar. Nunca me lembro de nada sobre a historia, sobre o autor, o título...

Mas isso não tem a ver com falta de memória?
Zuka said…
Quanto mais sabemos e aprendemos, maior é a noção daquilo que não sabemos! Por isso é que atravessamos (depois da licenciatura), uma fase de quase dúvida existencial...Mas ao menos temos a noção real das coisas e não ficamos na ignorância...!
Como alguém uma vez me disse, pior são aqueles que vivem na ignorância sem o saberem e ainda por cima são arrogantes ao assumir que sabem e percebem de tudo...
Por isso não desanimes, não estás sozinha. ;)
Já agora, um estudo recente diz que cerca de 20% dos licenciados em Portugal emigra...Porque será? Talvez para fugir à arrogância...
Aqui fica o desabafo!!
Wakewinha said…
E ainda assim, achas-te pouco inteligente? Não me parece que o sejas. Até porque inteligência é perspicácia, e não cultura geral. Por favor não confundir. E tu revelas por aqui indicadores de astúcia, por isso não diria que és apenas esperta! ;)

Beijito*

[Lê e Divulga!]
Piquinota said…
Bem... isto seria para mim?! Eu sou exactamente assim....
Mas não sei onde é a linha que separa inteligência de esperteza... se é que existe...

Jinhos
Su said…
Eu acho que inteligência e esperteza podem não andar de mãos dadas... Quem de nós não teve aqueles marrões na turma, que tiravam altas notas, eram os melhores do curso e, no entanto, quando se falava daquelas "banalidades" que constituem a vida de todos nós, eles olhavam como se estivessem a ver um elefante branco?!
Acham que esses "inteligentes" passam melhor pela vida do que os "espertos"?
E não estou a falar de mim... sim, porque podia ter sido eu a escrever o post... com chocolates e tudo!!!

Beijocas
Anonymous said…
estes dois ultimos textos estão absolutamente fantásticos. adorei ler!
mia said…
Pois eu acho que a inteligência e a esperteza, apesar de terem pontos comuns, são conceitos (completamente) distintos. É verdade que é difícil defini-los!

Gosto de pessoas genuínas (chamo-lhes "pessoas puras") e gostava de ser menos agarradinha aos pormenores, às vezes tão insignificantes! Também gosto de apontamentos :)

Gostei deste primeiro post, acho que vou descer e continuar.
Carla said…
Bem distraida eu tb sou e muito (risos), em livros e musica, devemos ser fotocópia uma da outra, sem tirar nem por (risos)
Bjinhos
O cocnceito de inteligência é muito vasto... o facto de alguém ser "esquecido" não quer dizer quer não seja inteligente!
Parece-me pelo que li que aqui há memso muita inteligência...
Obrigada pela passagem lá pela seara.. volta, eu voltarei!
Bjs
Menina Marota said…
Não te preocupes... isso é normal, especialmente, se temos uma vida stressada...

Espero que a tua visita ao Porto seja óptima...;)

Bj ;)
Wakewinha said…
Ainda estás a reflectir, mesmo depois destas certezas todas que te deixamos? ;)

Beijinho*

[Lê e Divulga!]
foste linkada lá na seara!! è que lá na minha seara só podem comentar pessoas muito inteligentes ;))))))))) loool Bjs
teresa.com said…
eheh, vocês são qualquer coisa!
Folha de Chá said…
Acho que essas coisas todas que te escapam resumem-se a uma palavra: és distraída. :) :) :) E talvez um bocadinho preguiçosa para te quereres lembrar. Só te lembras daquilo que te interessa. eh eh :)
Palavra Alada said…
Parabens pelo teu blog!:)é muito movimentado :)
Palavra Alada said…
a mim tambem me acontece, mas é mais com as músicas... ando a tentar quebrar essa tendencia :)