das horas

A propósito de conversas sobre uma coisa, num sítio, com uns senhores, ocorre-me explicar, a quem não percebe, umas coisas.... já ouvi one too many times este comentário e assim, à boa moda de gaja, ergo a voz!

Não se iluda quem acha que as mulheres adoram sair às 5 ou 6 da tarde! Não imaginem que saímos do trabalho e corremos para um shopping a rebentar o dinheiro que os ricos maridos ganham, nem nos refugiamos num spa para esquecer os nossos pequenos melodramas e fazer unhas! Não vamos tomar cafés com amigas nem beber uns gins na avenida... imagine-se que a maioria de nós sai do escritório para ir trabalhar!

Saímos porque alguém tem que o fazer, e calha ser, na maioria dos casos, a mulher. Melhor dizendo: a mãe! Saímos cedo porque a logística do mundo está pensada para a nossa disponibilidade de sair cedo e porque quem toma conta dos nossos filhos tem também os seus para tratar.

Fico maluca quando me impingem o sentimento de culpa de quem sai cedo do trabalho!
Sei bem que se não fosse mãe ficaria até bem mais tarde no trabalho se o tivesse que fazer. E ficaria com gosto, porque anotem que se trabalha muito melhor na secretária do escritório do que no sofá de casa, rodeada de estendais de roupa, crianças esfaimadas, desenhos animados aos gritos e banhos que não querem ser tomados!

Estamos todas a dar o litro! E se não é o profissional é aquele pelo qual ninguém paga a não ser com fraldas sujas, beijos melados e cartões no dia da mãe. Estamos a assoar narizes, a fazer trabalhos de casa, a pendurar máquinas de roupa ou simplesmente a fingir que a nossa brincadeira preferida é mesmo andar de joelhos a fazer de mula com o puto às costas (not!)! Estamos a correr corredores de supermercados, a fazer contas de cabeça e à cata de promoções, a carregar os sacos que nos rasgam as meias, com as chaves na boca e a tocar no botão do elevador com o joelho, a fazer o jantar que depois vai ser criticado ou a aturar a empregada se tivermos a sorte de a ter.

Somos super! Super chatas, super barulhentas, super ciumentas ou gastadoras. Mas somos tão super-tanta-coisa que passa ao lado de muita gente!
Mas que raio, parem com essa merda de que somos super comodistas e preguiçosas!





Comments