dos alertas

Normalmente são parvoíces, coisas minhas, pouco úteis à vida de alguém. Uma coisa mais estilo diário, sem dicas, listas, recomendações ou segredos... Nunca começo um post a "pedido de várias famílias" nem tenho patrocínios para coisa nenhuma... Mas às vezes gostava de ter essa notoriedade. Hoje é um desses dias!

Sempre fui responsável q.b. ao volante. Talvez seja um bocado SpeedyGonzalez quando me distraio, porque adoro conduzir e facilmente se passa para uma velocidade estúpida sem reparar... E por isso agradeço o serviço que os radares e operações stop nos prestam! Acho sempre que estou sozinha nesta minha ideia de que se há multas bem empregues são as de excesso de velocidade e de alcool. Tenho tolerância zero por este último.

E se percebo que uma pessoa se distraia no pedal ou que não valha a pena ficar apeado por um copo de vinho, percebo também que o trabalho de quem controla os que não têm self-control fica muito dificultado com as idiotices que vejo, por exemplo, no Facebook: alertas de onde estão os radares, avisos de que se passou por uma operação stop em determinado sítio, dicas de como não aparecer nas fotografias?! Seriously people?! Um dia quando for um de nós ou dos nossos albarroado por uma besta em coma ou por uma miuda ao telemóvel, um dia quando magoarmos nós alguém ao volante de um carro e numa passadeira vamos pensar que seria bom se alguém nos tivessem apanhado antes, não acredito que pensemos que quem me dera que tivessem avisado no FB que eu hoje ia matar alguém... super dramático, eu sei. Mas fico fora de mim com acidentes evitáveis. Fico desconcertada a pensar nas consequências e temo pela vida daqueles que mais adoro quando sei que andam na rua ou ao volante.

Entendo a solidariedade nacional de não querer pagar multas, mas entendam que elas existem por um motivo! Ninguém chega efetivamente muito mais depressa a lado nenhum, ninguém morre se não receber a sms dali a uns minutos, ninguém vai fazer figura de urso por não atender o tlm enquanto guia ou se tiver a bravura de assumir que não passa os limites de velocidade.  Eu sei que 50km/h ou 120km/h são velocidade de caracol e irritam um santo, mas daí a ir para os 80km/h ou para os 170km/h?... E se querem beber, força! mas andem de táxi e escolham alguém que fica encarregue de não beber! Nunca ouviram falar do designated driver?!

Faço a A1 ene vezes e acho que 140km/h têm que chegar para me pôr no destino em segurança e a horas... 60Km/h dão-me tempo para parar se um criança salta para a rua e ninguém chega atrasado à escola. Não falo ao tlm quando guio. Ponto final!
Sem vergonhas, sem medo, eu sou efetivamente responsável!
E pela minha vida e pela dos meus filhos era bom se parassem com essa merda de avisos e alertas...
E se não por mim, por vocês, olhem para alguns números da ANSR  e vejam quantas pessoas da nossa vida cabiam neles!



Ø Em 2014 registaram-se 117.231 acidentes de viação, mais 1.196 (+1%) do que em 2013, 480 vítimas mortais (-38/-7,3%), 2.098 feridos graves (+44/+2,1%) e 36.373 feridos ligeiros (-445/-1,2%).

Ø Em 2014 ocorreram, em média, uma vítima mortal e seis feridos graves por dia!



Comments