do pedido

Assusta-me a solidão. Incomoda-me a saudade. Irrita-me a estupidez. Inquieta-me a dúvida.

Duvidar de nós mesmos é mau. Saber quem somos faz de nós gente. Saber onde estamos, de onde viemos e para onde íamos. Irmos sozinhos e sabermos voltar. Sabermos quem nos acarinha. Isto vale ouro, isto vale mais que muito e não imagino o que será este processo sem grande retorno.
Este ir indo, um esvaziar da mente que se faz devagarinho, subtil e mascarado. Que aflige quem rodeia, que desespera quem desconhece. E mal sabemos nós se a alma também se vai dissolvendo nas enes perguntas que se repetem, no olhar confuso, no toque dos dedos nas coisas à procura de respostas...

Falo de Alzheimer. Falo das histórias que ouço e do que me chateia o pouco que podemos fazer por isso. Por quem o tem, por quem cuida, por quem se esgota na doença. E do pouco que podemos fazer, para além do tempo, da compreensão, da solidariedade aos que rodeiam quem se perde, podemos dar dinheiro. Do pouco que podemos fazer, podemos ajudar quem não está preparado, quem não sabe, quem não pede ajuda, podemos ajudar-nos a nós mesmos. Como qualquer outra doença, esta forma de demência não escolhe grupos sociais, não escolhe escalões de IRS, escolhe pessoas.

E eu sou pessoa, somos todos até deixarmos de ser.

Este ano decidi pedir isto para os meus anos, um apelo formal e aberto de dinheiro para a Alzheimer Portugal, porque eles sabem o que fazem.  Nem todos podemos dar, mas podemos partilhar o pedido.
Para o ano penso em qualquer outra coisa, mas este ano é nisto que peço que se pense. No que deve ser estarmos perdidos em nós mesmos ou em alguém por quem choramos e com quem rimos, com quem gritamos e confidenciamos, alquém que é nosso não saber que somos dele. Pensar nisto porque podemos fazê-lo.

---

A Alzheimer Portugal fornece apoio, informação, formação e aconselhamento para as pessoas afetadas pela Demência, seja os próprios doentes ou os seus familiares. Este apoio pode fazer uma diferença positiva na forma de gerir a doença.

Contacte a Linha de Apoio Informar + da Alzheimer Portugal, através do número  213 610 465 todos os dias úteis, das 9h30 às 13h e das 14h00 às 17h.

---

Comments