da saude mental

Do pouco tempo que temos o profissional em casa já deu para perceber que isto vai além dos espirros. 
Lembrei-me  de adapatar esta partilha, mas procurarei outras que nos possam ajudar.
Estratégias para gerir o stress durante esta crise. O que fazer?

1. Evitar as plataformas sensacionalistas e procure fontes de informação fidedigna
Evite os meios de comunicação que apenas dão ênfase ao que não podemos controlar, (p.e., números crescentes de mortes e de infetados com o vírus) e que o fazem de forma sensacionalista, pouco responsável e por vezes com base em informação errada. Em vez disso, procure fontes oficiais de informação.
Além disto, é importante que limite o seu tempo dedicado a procurar notícias sobre este tema. A partir de certo ponto, pode estar a contribuir apenas para gerar mais ansiedade e deixar de o informar de forma útil e proativa.

2. Falar e procurar ajuda junto de amigos e familiares
Falar com amigos, familiares e pessoas próximas em quem confiamos pode ajudar a reduzir os níveis de stress.
Estamos a um telefonema de distância. Partilhar as preocupações e ouvir.
Mas não nos substituamos aos profissionais qualificados para diagnóstico e terapêuticas.

3. Definir um plano de ação para trabalhar em casa
Há algumas coisas que não podemos controlar, mas há muitas que estão ao nosso alcance e são nessas que nos devemos focar. Lavar as mãos, vestirmo-nos de manhã, não cair na preguiça de re-usar roupa (aquela que atiramos para a cadeira porque ainda dá para mais umas voltas...) arrumar e arejar a casa, esquecermo-nos que temos carro.  Preparar as refeições, fazer pausas, falar com os colegas, seguir com os horários normais de trabalho, criar um escritório, não permitir interrupções...

4. Não use o tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com as suas emoções

Era boa altura para começar a esvaziar a garrafeira e fumar os Cohiba que estão algures guardados em casa. Não. Adiemos antes isso para festejar o fim desta saga... ou então arranjemos novos vícios, tipo... abdmominais?... há milhares e apps e videos que nos podem inspirar. ou podemos começar um nova adição a arte... por exemplo.

5. Reconheça as suas capacidades para lidar com o stress
Esta não é talvez a primeira situação de stress que enfrentamos, quer a nível populacional ou individual. Por isso, usemos estratégias usou noutras alturas de stress e que foram eficazes e ponha-as em prática.
Dancemos, dormamos, pintemos unhas e joguemos paciências, namoremos, ponhamos a leitura em dia, aprendamos novas DIY, sejamos curiosos.

O que fazer em situação de quarentena?
Manter o contacto com amigos e familiares próximos, por mensagens, e-mail, telefone ou videochamadas e limitar o tempo que destina aos meios de comunicação: passar o dia a ver notícias sobre o novo vírus na televisão não acrescenta informação e, pelo contrário, contribui para aumentar o medo e ansiedade. Por fim, não ignore os seus sentimentos. Se necessário procure ajuda profissional.
__

Por fim, é importante perceber que quaisquer emoções perturbadoras que surjam neste contexto irão desaparecer. A boa notícia neste tipo de crises é que não duram para sempre e aparecem tão subitamente como desparecem. Ainda assim, lidar com o medo e a ansiedade relacionadas à medida que se aprende mais sobre este surto e perceber como se deve proteger pode ser difícil e confuso. Felizmente, podemos ser proativos nesta missão e procurar o bem-estar psicológico, mantendo a calma e transmitindo-a aos que nos rodeiam.

[informações completas aqui]