Divórcio

Divórcio
Divórcio é a dissolução legal e definitiva do casamento.
fig. : separar; desunir;
v. refl.: separar-se do cônjuge; descasar-se.
.
Acompanho de longe aquilo a que se chama dar um tempo, que depois se chama separação e que mais tarde se chamará divórcio. E custa-me muito esta distância... porque as coisas ficam sempre indefinidas porque nunca são vividas ao vivo e em directo! Porque não estou lá para dizer que vai correr tudo bem e que nada te devia abalar.
É um mal que anda por aí, discreto, sorrateiro e que do nada se torna o fim de tudo o que com tanto amor se começou! Ficam duas partes daquilo que era uma só... Acredita-se numa volta, criam-se defesas, dizem-se coisas terríveis e fazem outras tantas. E por vezes há filhos e pais e famílias inteiras que se arrastam e corroem com aquilo que podia ter sido mas não foi.
Não tem que haver culpas nem culpados, nem mas nem se, tem que haver bom senso e respeito... Porque as pessoas não têm que ficar juntas! As pessoas podem ser felizes separadas e voltar a amar, namorar, o que quiserem... E sempe achei que se está melhor sozinho do que com alguém apenas para servir de saco de boxe, ou motivo de mau-estar...
Não falo na primeira pessoa e por isso tudo é relativo. Mas, bolas!, haja bom senso e educação e tudo se resolve! Com mais ou menos mágoa, com mais ou menos esperança, mas tudo se resolverá...
Era isto que queria dizer, com um abraço, mas não posso...

Comments

Mocho Falante said…
olá viva

venho agradecer a visita ao meu poiso

volta sempre

Beijocas
dcg said…
"E sempe achei que se está melhor sozinho do que com alguém apenas para servir de saco de boxe, ou motivo de mau-estar..."
Concordo totalmente contigo. Pena que tanta gente não o consiga pôr em prática!
Obrigado pelas recentes visitas ao meu blog. Beijinhos!
Tia Concha said…
Muito interessante,

há uns meses escrevi sobre o divórcio e a anulação dos casamentos.

volta qd quiseres
Cristina said…
nem mais, porque é que temos tantas vezes medo de ser felizes?

há algo de morbido em prolongar sofrimentos :)

beijinhos
MJ said…
Eu acho que depende muito do motivo da separação, do temperamento das pessoas, de todo um conjunto de coisas que só quem passa é que sabe. Uma coisa é certa, o que diz respeito ao marido e mulher não deveria interferir nas relações com quem os rodeia e aí é quando concordo contigo, falta o respeito.
Beijinhos
Belzebu said…
Apesar de não haver dois casos iguais, considero que a resolução passa sempre por algo de essencial!

ELEVAÇÃO! E havendo elevação e respeito, as pessoas são capazes de encontrar caminhos e seguir separados ou em conjunto para melhores momentos!

Saudações!
DMNY said…
O' menina! para quem ha uns dias deu uma aula de portugues... escreves quizerem com z????? :)
cloinca said…
E que bem que o disseste!
Quem estiver a passar por essa situação, com certeza sentirá a força do carinho das tuas palavras!
Um beijão para ti...e continua a escrever assim, tão bem!
FFreitas said…
Sei, por experiência, que não é fácil acompanhar a separação de pessoas de quem gostamos... É difícil não tomar partidos, ou pelo menos, que as partes não achem que os tomamos!
Ainda assim, no caso que vivi de perto, e apesar de grandes falhas de parte a parte, considero que ambos conseguiram ser razoáveis e resolver as coisas "a bem"!
Tanto que 2 meses após a separação, tinham o divórcio declarado e as partilhas todas feitas!
Felizmente, não havia filhos...
Maria Clarinda said…
Como concordo contigo!!!
Um Jinho
deep said…
Em aproximadamente sete anos, assisti, muito de perto, a três relações à beira da ruptura. Felizmente, os casais souberam manter a calma e conversar muito sobre os problemas, prevalecendo, nessa altura, a amizade e o companheirismo. Todos acabaram por reatar e hoje, ao que me é dado saber, são felizes, apesar dos altos e baixos que acontecem em todas as relações.
Lídia Amorim said…
eu sou da opinião que os problemas que aparecem são testes ao nosso amor, ao que sentimos pela outra pessoa... os problemas têm de ser ultrapassados, ás vezes custa muito e é muito sofredor, mas ultrapassa-se. Isso quando ainda há amor claro.. Quando não há sente-se e aí mais vale um para cada lado. Mas quando ainda há amor e há motivos para os problemas serem ultrapassados, ultrapassa-se. Porque é que os casamentos antigos duravam anos? Porque as pessoas sofriam por amar, ultrapassavam tudo para manter o casamento de pé e é assim que deve ser, porque como eu já disse a um outro blogado, sabe bem chegar ao fim de tantos anos e dizer: "apesar de todos os momentos maus, dos entraves, das discussões hoje continuamos aqui juntos!" porque como o meu namorado me disse aki há uns tempitos o que importa é o amor e a amizade e mais importante é podermos partilhar isso juntos... por vezes somos egoistas e olhamos so para o nosso umbigo e não damos conta que o outro precisa mais de nós do que precisamos dele. e é aí que entra a amizade a compreensão, sem isso nada feito, não é só o amor, porque amor sem amizade não é nada! é a minha opinião... bjokas dsclpa a comentário longo..eheh jokitas!
Carla said…
Normalmente falha o respeito, e esquece-se o sentimento inicial de união... reina a revolta e a mágua e há sempre a vontade de atribuir culpas...
Mas como dizes, as pessoas não tem que ficar juntas, e as culpas andam de mãos dadas...
Beijos
Ana P. said…
Passei por uma separação (não um divórcio). Foram 3 anos de namoro, mais dois de vida em comum. Não chegámos a casar, separámo-nos já com a data marcada e os preparativos para o casamento.
Continuamos a ver-nos todos os dias (trabalhamos lado a lado). Não consigo olhar-lhe nos olhos, pois fui eu que quis a separação. Muitas vezes arrependo-me, outras acho que foi melhor assim. Talvez por ser recente, as dúvidas ainda pairam. Mas no íntimo sei que foi ,melhor assim.
Ele foi sem dúvida alguma, a melhor pessoa que conheci em toda a minha vida. A sua maneira de compreender, de se relacionar, de ver a vida e os outros. A maneira súblime como me tratava. Mas faltou qualquer coisa...ainda hoje não sei o quê!!!
Faltou qualquer coisa que procurei noutro lado, noutra pessoa, mas hoje apercebo-me que nem aí encontro o que me faz falta....

A vida serve para aprendermos, para lutarmos, para esquecermos, para nos arrependermos, mas sobretudo para seguir em frente....
teresa.com said…
pois... há umas que eu já sei como não falhar, há outras que me criam sempre alguma confusão... O verbo querer trama-me sempre! obrigada
Anonymous said…
OBRIGADO. O ABRAÇO CHEGOU.
BEIJINHOS
Sandra said…
Olha adorei o teu post!!! é mesmo um assunto interessante e que me deixa asssustada quando penso nele!!!

Mas concordo contigo quando as coisas não estão bem não vale a pena enganar, mas sim terminar e nada de revoltas e guerras!
Geralmente sofre-se sempre mais!

Um beijo
Azeitoninha said…
Tens toda a razão, o divórcio não é assim uma coisa tão má, muitas vezes é mesmo a única saída!
Mas que deve custar passar por eles, deve...:(

Bigada pela visita no meu blog, volta sempre :)
cloinca said…
Ih, ih... faltam 20 minutos para uma lagrimita aparecer no cantinho dos nossos olhos quando se cantar o hino...certo?!
***
teresa.com said…
certissimo!
so foi pena nao ver... so ouvi na Renascença! Menos mal... agora vou concentrar-me no relato... te ja!
Pitanga Doce said…
Boleia, concordo com tudo que disse assino em baixo e reconheço firma.
Portugal 1 x 0
beijos pitanga
Hindy said…
Contrariedades da vida...
Beijinhos :o)
Pitanga Doce said…
Mas ainda vem mais. Abaixo os sombreiros!!!
teresa.com said…
nem me falem... estou aqui em pulgas... Nada pior que ouvir um jogo sem o ver!
izzolda said…
Desde que não se desista às primeiras dificuldades....antes a separação que a convivência pouco salutar e até prejudicial.
Ck in UK said…
Vim retribuir a visita.
COnta la pq e q tb estas emigrada?
Como e q chegaste ate ao meu canto? Foi a 125?

Gostei do blog, vou voltar.
pisconight said…
É bem verdade...
;)
José Pires F. said…
Bolas... até me assustei e por isso li avidamente este post, felizmente não falas na primeira pessoa, e sim, tens razão no que dizes, não vale a pena complicar o que já por si é complicado demais e não precisa de ajuda para os tornar, ainda que temporalmente, em pessoas sofridas.
Infelizmente os humanos, gostam de acrescentar uns pontos ao sofrimento que já têem. Enfim...
Abraço.
Anonymous said…
acrescento ao teu abraço de longe um "vai ficar tudo bem". porque vai mesmo! fica sempre!

beijinhos, querida. estar longe em alturas dessas deve ser ainda mais dificil. =(
vinte e dois said…
Mesmo quando as pessoas se separam, só não fica o respeito se o casal não quiser. E é aconselhável que exista, muito mais quando há filhos pelo meio. Eu e a minha ex-mulher, em relação ao nosso filho, fazemos e decidimos tudo em conjunto. E apesar de ter ficado triste com a separaçao, pelo menos vê que os pais se dão bem, e de uma certa forma, isso acaba um pouco por compensar o facto de não ter os dois juntos. Vai aparecendo :)
amarga said…
Cada caso é um caso, mas não há nenhuma separação que não leve um bocadinho de nós com ela...é pena,mas nem sp dá para resolver as coisas e ficar um sorriso!
" E sempe achei que se está melhor sozinho do que com alguém apenas para servir de saco de boxe, ou motivo de mau-estar...", nada mais a acrescentar.. :)
Zuka said…
Já não existem razões para perder os jogos!
Faz o download deste programa em www.tvunetworks.com/downloads/TVUPlayer.zip
Instala e pronto...tens acesso aos jogos todos em directo e no teu computador(canais ESPN e ESPN2).
Bons jogos! ;)
Stella said…
Boas tardes.
Obg. pla visitinha ao meu cantinho:)

Estás bem longe!!
Teu blog mt giro tb. Parabens!

Engraçado, ultimamente tenho lido tanto e tantos que falam deste tema??
Tita Dom said…
Escreveste para mim este post!?

Quase diria que sim. Nada se resolve quando a educação e a falta de respeito simplesmente deixaram de existir numa relação a dois. Um casamento não se consegue manter, quando a sentimento amor desapareceu... e por muito que se tente... não se consegue.Não se consegue manter um casamento quando se olha para a outra pessoa e esta já nada nos diz no coração, na alma...
Tanto que see poderia dizer...

Um beijo e volta sempre, pk eu com toda a certeça que vou voltar
Anonymous said…
Very nice site! »

Popular Posts